Compromisso com a educação
Existimos porque acreditamos na educação e na força transformadora de tudo que é feito com muito amor.
Existimos porque diante dos desafios em educar encontramos caminhos para transformar vidas.
Existimos para ser a Família CEC, uma equipe de educadores, alunos, pais, familiares e amigos.
Nossa história
1980: A educadora Maria da Conceição de Azevedo Bahia Lima, Boneca, funda em fevereiro a Casa Escola da Criança – CEC – uma escola para educar crianças de 3 a 6 anos com a filosofia de trabalho Montessoriano.
1987: O CEC passa a ampliar seu público ao segmento do Ensino Fundamental I.
1992: Boneca transfere a responsabilidade administrativa do CEC às atuais proprietárias, Lis e Helen.
1993: Inicia-se a extensão do Ensino Fundamental II, e com isso é atribuído um novo significado à sigla CEC – agora Centro de Educação e Cultura.
1995: A escola passa a oferecer Ensino Médio.
2003: Um novo tempo para uma nova escola – firma-se a parceria com a Diocese de Janaúba e o CEC Diocesano assume um perfil católico ecumênico, ampliando assim o compromisso com a formação humana de seus alunos.
2014: Criou-se a Unidade de Educação Infantil do CEC Diocesano - a 400 metros da sede própria, com ampla área verde e proposta de maior contato com a natureza – diante da demanda de oferecer um espaço ainda melhor para nossas crianças.
Existimos há 43 anos e temos orgulho de nossa caminhada. Hoje já colhemos frutos de nossas primeiras gerações de alunos: ex-alunos que são também profissionais de sucesso, pessoas do bem, funcionários do CEC e pais de alunos. São frutos que refletem a continuidade do processo educacional de qualidade e nos motivam a ir cada dia mais longe.
NO QUE ACREDITAMOS
Acreditamos nas pessoas, em seu potencial, em sua individualidade. Acreditamos no amor, na harmonia, no equilíbrio, na leveza, na sabedoria. Acreditamos nas relações interpessoais e na união transformadora. Acreditamos que o CEC é um ambiente propício para a mistura de tudo isso, é um espaço de construção de conhecimento norteado por princípios, valores e estruturada pelo potencial de cada um que constrói a nossa escola.
Nossa Política Institucional é:
I - VISÃO
Sermos reconhecidos como uma instituição de referência na área educacional, buscando e criando novos paradigmas com a certeza de que seremos a escola com perfil cristão, ecumênico, para alunos, famílias e profissionais da educação, aprimorando a qualidade das relações humanas.
II - MISSÃO
Compreender, atender, satisfazer e superar as necessidades e expectativas dos alunos e famílias - nossa razão de ser.
Nossa meta é encantar a todos, mantendo e melhorando a imagem do CEC DIOCESANO como uma instituição católica de referência na área educacional.
Sendo a melhoria contínua da qualidade aspecto primordial da nossa caminhada, é necessário um trabalho cooperativo cristão envolvendo direção, técnicos, professores, funcionários, alunos, famílias e comunidade, em que ouviremos e responderemos a todas as ideias e sugestões.
Buscar continuamente a excelência como pessoas e organização, contribuindo na formação holística e na evangelização da nossa gente.
III - PRINCÍPIOS
Nossos princípios são o pleno desenvolvimento do aluno, seja nos aspectos psicossocial ou intelectual, considerando-o como ser cognoscente dentro de um processo construtivista sociointeracionista de aprendizagem e buscando, com o processo educativo, a autonomia moral e intelectual de nossos alunos, levando-os a serem capazes de se comprometerem com a história de seu tempo, tendo como armas o diálogo e a deliberação. Ofereceremos um educação que integra qualidade viabilizada em excelência acadêmica, articulando conhecimento e qualidade de vida, solidariedade e crescimento espiritual numa dimensão cristã.
IV - VALORES
Para alcançar nossa visão, missão e manter nossos princípios, todos os integrantes do CEC DIOCESANO permearão suas ações nos seguintes valores:
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Fraternidade, respeito, humildade, solidariedade e afetividade nas relações.
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Comprometimento com o trabalho cooperativo e interação do grupo
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Iniciativa e rapidez no atendimento aos clientes.
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Disciplina e organização na rotina profissional.
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Determinação para melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados.
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Ética em todas as dimensões da vida pessoal e profissional
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Educar na misericórdia e no perdão, na paz e para a paz, acolhendo e respeitando todos.
O QUE FAZEMOS
Orientamos a construção do conhecimento através de pilares fortes e alicerces concretos, a fim de contribuir para a formação de um cidadão competente, reflexivo, atuante, produtivo, crítico e criativo; produtor do conhecimento como processo dinâmico de aprendizagens significativas, numa interação dinâmica e afetiva, necessário para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Nossa interferência não se restringe à sala de aula nem apenas ao aluno em si, mas abrange toda a comunidade escolar em diversos projetos extracurriculares, eventos escolares, apoio pedagógico e psicológico.
Acreditamos que o desenvolvimento da pessoa e dos grupos ocorre a partir de processos internos de auto-organização, tornando-se fundamental considerar que as pessoas são diferentes umas das outras, aprendem de maneiras diferentes. Concebendo a autoplasticidade da mente e a inteligência como um processo dinâmico, flexível e abertoa mudanças.
De acordo com Monique Deheinzelin a”. Considerando que toda transformação é sempre uma criação, uma transgressão às regras, normas e convencionalidades dos sistemas é necessário que os alunos conheçam as regras, normas e convencionalidades dos objetos de conhecimento, para que possam transformá-los, transformando-se a si próprios e garantindo a sua identidade cultural.
COMO FAZEMOS
Promovemos a educação através de práticas alternativas, articuladas e planejadas para possibilitar um maior envolvimento do aluno com a disciplina, sendo capaz de organizaras informações e conclusões elaboradas e, ao mesmo tempo, construir uma visão mais crítica e participativa no mundo em que vive. Os alunos são inseridos em situações dinâmicas e experiências adequadas à faixa etária e conteúdo estudado, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Nossos profissionais são continuamente capacitados para atuar da melhor forma como educadores e mediadores da formação de nossos jovens.
Utilizamos como estratégias:
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desenvolvimento das responsabilidades individuais, no processo coletivo;
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a contribuição de cada componente com o seu saber próprio, valorizando assim, as habilidades de cada um para um produto que é do grupo;
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exercício da disciplina e organização, promovendo um clima de respeito e amizade;
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prazer das descobertas compartilhadas e do esforço dividido;
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as técnicas de debate, painéis, desempenho de papéis e julgamentos históricos, que permitem ao aluno não somente expor seus conhecimentos, mas também emitir opiniões, fazer escolhas e desenvolver seu espírito crítico, além de se tornarem uma oportunidade de trabalhar cooperativamente em grupo;
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estímulo à participação política e social, seja em eventos promovidos pela própria comunidade, seja em eventos de caráter social, cultural, esportivo, etc. , nos quais o exercício da cidadania pode ser iniciado e levado à prática.