Projeto ‘Parlenda do Tatu’ – Turmas dos 2° Períodos




Projeto ‘Parlenda do Tatu’ – Turmas dos 2° Períodos

Projeto ‘Parlenda do Tatu’  – Turmas dos 2° Períodos

É desde a Educação Infantil que os estímulos associados ao processo de leitura e escrita devem ser ofertados às crianças e, no 2º período, eles se intensificam.  Os estímulos, em sala de aula, são feitos por meio do incentivo à leitura, contato com diversos portadores de texto, brincadeiras envolvendo sons e rimas e, claro, explorando a imaginação infantil e envolvendo as crianças em atividades por meio da fantasia. Em tempos de pandemia, não queríamos deixar de proporcionar aos nossos alunos esses incentivos riquíssimos e fundamentais para construírem a sua aprendizagem. E foi, nesse sentido, que, juntas, pensamos em um projeto em que fosse possível, mesmo que de forma remota, levar aos alunos oportunidades de aprendizagem, diversão e, principalmente, de continuar mantendo o vínculo afetivo com colegas e professoras.

O Projeto iniciou-se com o estudo da parlenda, seguindo etapas de construção, por meio de atividades enviadas para casa. Ao longo de algumas semanas, foram feitas várias atividades de exploração de palavras da parlenda, frases, conceitos de letra e palavra, etc. Durante os encontros ao vivo na plataforma GoogleMeet,  eram realizadas várias brincadeiras alusivas à parlenda, tais como, roda – roda animal, montagem de palavras com letras móveis, exploração de conceitos com a brincadeira musical ‘buraco do tatu’,etc.

À medida que íamos estudando a parlenda, percebemos o envolvimento dos alunos com o enredo da história em que João, Maria e Tereza preparavam algumas coisas para a festa do tatu e surgiu, então, a ideia de preparar a ‘Festa do Tatu’.

Durante as duas últimas semanas que antecederam a festa do tatu, a cada dia, pensávamos e preparávamos junto aos alunos algo relativo à festa. Houve votação para escolha dos animais convidados para a festa, ouvimos a música  ‘Aniversário do Tatu’, da dupla Sandy e Junior, para descobrirmos como tinha sido a festa no ano anterior. Fizemos uma lista de palavras com os presentes que eles gostariam de dar ao tatu, dançamos e ensaiamos passos e movimentos, brincamos de genius imaginando as luzes da festa e, no dia da festa, cada criança, em sua casa, preparou uma receita em família e, juntos pelo Meet, comemoramos essa data tão esperada pelas crianças.

Aliadas à construção de aprendizagem da base alfabética, as crianças vivenciaram a interação e a brincadeira, tão preconizadas pela BNCC.

 

 

Professoras:

ClésiaLorrany, Mariely Ribeiro e Sirlaine Moura.