PROJETO: CARNAVAL DE CORES – CARNAVAL COM ARTE

março 20, 2018

Pintora, gravadora, ilustradora e professora, Beatriz Milhazes é uma artista brasileira, do Rio de Janeiro. Em suas obras, costuma fazer uma ligação entre a vida e a pintura. Ela considera o carnaval uma festa popular brasileira frenética e relata que é uma festa que sempre a estimulou com seu visual, atmosfera, loucura, beleza, etc.

Apesar da diversidade cultural e da grande quantidade de informações fornecidas sobre o carnaval, em alguns momentos, o conhecimento adquirido pelos alunos sobre essa festa é limitado somente ao que é visto na televisão e outras mídias, distanciando-os de algumas manifestações carnavalescas e distorcendo o sentido dessa festa em certos momentos.

Pensando nesse aspecto e a fim de contribuir para a formação de alunos capazes de compreender as manifestações culturais e sua relação com as manifestações artísticas, foi desenvolvido um trabalho que proporcionou atividades de ampliação do conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje, relacionando-o as manifestações da artista Beatriz Milhazes.

Foi realizado inicialmente uma aula invertida em que os alunos deveriam assistir ao vídeo Fantasias de carnaval da Tuma da Mônica e realizar uma pesquisa sobre o trio elétrico e, após várias discussões em sala,  foi  confeccionado, com os alunos, o abadá inspirado na obra Serpentina, da artista Beatriz Milhazes.

Professoras: Clésia Lorrany – Mariely Ribeiro

Entrega Significativa do material “O BRILHO DA INTELIGÊNCIA”Uma visita, várias aprendizagens