O que Fazemos

  • Orientamos a construção do conhecimento através de pilares fortes e alicerces concretos, a fim de contribuir para a formação de um cidadão competente, reflexivo, atuante, produtivo, crítico e criativo; produtor do conhecimento como processo dinâmico de aprendizagens significativas, numa interação dinâmica e afetiva, necessário para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Nossa interferência não se restringe à sala de aula nem apenas ao aluno em si, mas abrange toda a comunidade escolar em diversos projetos extracurriculares, eventos escolares, apoio pedagógico e psicológico.

    Nosso  Projeto Pedagógico é embasado na Teoria Construtivista Sociointeracionista conjugada com a pedagogia dialética em que o movimento da sociedade irá influenciar consideravelmente a práxis pedagógica. Buscamos uma educação transformadora, comprometida com a democratização do saber, capaz de agir a partir da evolução histórica.

    Acreditamos que o desenvolvimento da pessoa e dos grupos ocorre a partir de processos internos de auto-organização, tornando-se fundamental considerar que as pessoas são diferentes umas das outras, aprendem de maneiras diferentes. Concebendo a autoplasticidade da mente e a inteligência como um processo dinâmico, flexível e aberto  a mudanças.

    De acordo com Monique Deheinzelin a “ transformação é a chave do saber, se o saber é assunto da escola, a escola é o lugar que deve propiciar transformação”. Considerando que toda transformação é sempre uma criação, uma transgressão às regras, normas e convencionalidades dos sistemas é necessário que os alunos conheçam as regras, normas e convencionalidades dos objetos de conhecimento, para que possam transformá-los, transformando-se a si próprios e garantindo a sua identidade cultural.